No dia 20 de julho último, a Administração Postal das Nações Unidas (APNU) emitiu a série composta de seis selos postais e três blocos comemorativos, que hoje resenhamos, para celebrar o Dia Internacional da Lua.

Os novos selos apresentam várias imagens de missões lunares.
Em sua resolução sobre “Cooperação internacional para a utilização do espaço ultraterrestre com fins pacíficos” em 2021, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o Dia Internacional da Lua, que é celebrado anualmente em 20 de julho.
Esse dia foi escolhido para honrar o aniversário do primeiro pouso de um ser humano na Lua como parte da missão Apollo 11 e para conscientizar o público sobre o compromisso com a exploração lunar sustentável por parte dos programas espaciais nacionais e internacionais.
Desde o nascimento da exploração espacial há quase 70 anos, a Lua rapidamente se tornou o destino final de inúmeras missões científicas, incluindo os voos tripulados que trouxeram as primeiras pegadas humanas para outro lugar do universo. Muitas agências espaciais nacionais e entidades corporativas têm planos ambiciosos para chegar à Lua e explorá-la.
O Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Ultraterrestre (UNOOSA) trabalha para promover a cooperação internacional na utilização e exploração do espaço com fins pacíficos e na utilização da ciência e tecnologia espaciais para o desenvolvimento econômico e social sustentável.
Nas folhas comemorativas, recém emitidas, consta uma declaração da Sra. Aarti Holla-Maini, Diretora do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Ultraterrestre (UNOOSA):
“A exploração lunar de hoje está repleta de planos ambiciosos, mas a expansão de nossos horizontes, até então intactos, deve ser realizada de maneira sustentável. As Nações Unidas aproveitarão seu singular poder de convocação para fomentar o diálogo necessário sobre o caminho a seguir.”
Trata-se de um trabalho da designer Rorie Katz com impressão realizada por Joh. Enschedé Stamps Security Printers B.V., sediada na Holanda.