Em 18 de maio do ano em curso, como parte da comemoração do Dia Internacional dos Museus, a Administração Postal das Nações Unidas (UNPA) lançou em sua sede em Nova York uma folha especial de selos para celebrar o centenário do Museu do Palácio Imperial de Pequim. Localizado no coração da capital chinesa, a instituição ocupa os antigos palácios das dinastias Ming e Qing, na famosa Cidade Proibida, reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1987. Fundado em 10 de outubro de 1925, a entidade guarda uma das mais ricas coleções de arte e história da China, sendo símbolo da tradição cultural milenar do país.
A folha comemorativa é composta por dez selos, cada um com valor facial de US$ 1,65, trazendo imagens de flores e artefatos selecionados a partir de relíquias do acervo do museu. As flores representadas – como a magnólia, a peônia, a flor de ameixeira e o lótus – têm forte valor simbólico na cultura chinesa, evocando beleza, renovação, prosperidade e a vitalidade eterna. Os elementos ilustrados incluem obras-primas como o álbum de flores e pássaros com flor do arando, de Yu Zhi (dinastia Qing), uma cama de laca preta com madrepérola da dinastia Ming, uma taça de ouro cravejada de joias com a inscrição “Território eterno”, e até um prato em esmalte com decoração floral da dinastia Qing. Outros destaques são um traje bordado da deusa das flores, uma tigela em esmalte amarelo com orquídeas, um prato em laca vermelha com narciso da dinastia Yuan, uma caixa de madeira com pedras preciosas da dinastia Ming e os azulejos vidrados do Portão da Retidão da Sala do Cultivo Mental.
Com uma tiragem limitada de apenas 16.800 exemplares, a novidade tem projeto assinado por Wu Di e Zhang Lei, com design de Zhang Panjian e Zhang Qingfeng, e impressão a cargo da Cartor Security Printing, sediada na França.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui