Compositor boêmio que nasceu em 02 de março de 1824, em Leitomischl, na Boêmia (atual Litomysl, República Checa), e morreu em 12 de maio de 1884, na cidade de Praga.

Foi o fundador da escola nacionalista da música checa.
Teve os primeiros contatos com a música por intermédio de seu pai e, com seis anos, já tocava em público.

Continuou a estudar e, mais tarde, tornou-se professor da família do conde Leopoldo von Thun. Algum tempo depois, encorajado por Franz Liszt, abriu uma escola de piano em Praga.

Em 1856, compôs os seus primeiros poemas sinfônicos e, no mesmo ano, foi convidado a dirigir a Sociedade Filarmônica de Gotemburgo, na Suécia, Onde permaneceu até 1861. Nesse ano, o seu regresso à pátria resultou numa virada decisiva no sentido do nacionalismo — exemplo disso são os poemas sinfônicos Má Vlast (1879) e Z Mého Zivota (1879).

Cinco anos depois, compôs as duas primeiras óperas: Branibori e Cechách e Prodaná Nevesta , considerada a sua obra-prima.

(Carimbo Comemorativo)

O seu estilo é caracterizado pela descrição, em contraste com a tendência para a música pura, revelada a seguir pelo seu discípulo Antonín Dvorák.

(Inteiro Postal)

Smetana foi também um excelente pianista, tendo composto várias peças para piano, especialmente no último e difícil período da sua vida.

Depois de várias depressões, e de sintomas de instabilidade mental, acabou morrendo num asilo em Praga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui