Engenheiro alemão naturalizado norte-americano.
Nasceu em Wirsitz, aos 23 de março de 1912 e faleceu em Alexandria, em 16 de junho de 1977.

Foi um dos responsáveis pelo progresso da engenharia de foguetes para a exploração espacial. Construiu entre outros, o primeiro satélite artificial norte-americano, o Explorer 1, e o foguete Saturno 5, que lançou a nave Apollo 11 na rota da Lua.
Filho de uma família aristocrática alemã. Um telescópio que ganhou de presente da mãe ainda criança despertou sua curiosidade pela investigação espacial. Mudou-se com a família para Berlim em 1920 e estudou engenharia mecânica no Instituto de Tecnologia e na Universidade de Berlim.

Projetou os primeiros foguetes experimentais em 1930, como pesquisa de laboratório. O projeto foi encampado por Adolf Hitler quando ele assumiu o poder, em 1932. Chegou a condição de diretor do Centro de Pesquisas de Foguetes da base alemã Peenemunde, no Báltico, em 1937.

Desenvolveu, neste centro as primeiras bombas V-1 e V-2 (V de Vergeltung, ou vingança, em alemão). Ambas foram as precursoras dos mísseis balísticos da atualidade. Durante a II Guerra Mundial, a Alemanha lançou 4,3 mil dessas bombas, 1.230 delas sobre Londres, causando a morte de mais de 2,5 mil pessoas e ferindo gravemente cerca de 5,8 mil.

Entregou-se às tropas norte-americanas no final do conflito mundial e tornou-se cidadão dos Estados Unidos. Fez o projeto do Explorer 1 e o Saturno 5 enquanto trabalhou na Nasa (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço).

Deixou a agência em 1972 para dirigir uma empresa de produtos espaciais.