Noutra postagem, publicada por aqui, falamos acerca da edição do NEXOFIL Awards de 2021. Naquela oportunidade acabamos não referenciando o resultado brasileiro. Cabe adicionar, que concorrendo com as diversas emissões de todo o mundo, o bloco comemorativo, emitido pela ECT, referente aos 150 anos do Chorinho ganhou o 3.º lugar na categoria ‘Melhor Bloco de 2020’. Nesta 8.ª edição da premiação internacional que acontece em Madrid, Espanha, os parceiros de pódio são Croácia (2.º lugar – Bloco Minerais e Pedras) e Uruguai (1.º lugar – bloco 250º Aniversário de Beethoven).
Nesta homenagem filatélica feita ao primeiro gênero de música popular instrumental brasileira, o artista José Carlos Braga faz uma fusão entre um bandolim e um pandeiro. O bandolim é vazado, mostrando a paisagem de um céu estrelado, com a lua cheia na posição da boca do instrumento. A paisagem se completa com a lua estando por detrás dos Arcos da Lapa, berço da boemia carioca e onde o Chorinho fez sua morada. Distribuídos pelo bloco, aparecem em destaque os selos dos instrumentos mais comuns associados ao Chorinho: a flauta transversa, bandolim, violão de 7 cordas, cavaquinho, pandeiro e clarinete.
Acerca deste resultado o artista afirmou que:
“Fico muito feliz e honrado com a premiação do meu trabalho, especialmente porque foi algo inesperado. Ao criar o selo, a preocupação que tenho é em transmitir graficamente os conceitos aos quais se propõem a emissão e como viabilizar da melhor forma a produção. Saber que o selo atendeu às expectativas dos Correios e Filatelistas já seria um ótimo resultado a meu ver. Ter este trabalho reconhecido por um prêmio, ainda mais sendo internacional e tão prestigiado, é algo inimaginável … Agradeço a todos que colaboraram no desenvolvimento e produção da peça”.
Vale destacar que este foi o primeiro lançamento filatélico em tempos de pandemia, ocorrido em 23 de abril de 2020, emissão resenhado aqui no Blog.