Muito se vê sobre treinar os cães para sentar, deitar, dar a pata, fazer suas necessidades no lugar certo e assim por diante. Esses são os truques básicos de adestramento e tem uma função muito importante no ensinamento de obediência do cão com seu dono.

(Carimbo comemorativo: adestramento)

Porém os cães,  que já estiveram inclusive no espaço, são capazes de executar funções que vão muito além, …

(Carimbo Comemorativo)

… e o cão guia (guide dog / chien guide) é um excelente exemplo disso.

(Franquia Mecânica)

O cão guia é especialmente treinado para melhorar a qualidade de vida, principalmente, de pessoas com deficiência visual.

(Caderneta)

Eles fornecem segurança aos seus parceiros na hora de se locomover, além de facilitarem o equilíbrio físico e emocional.

(Carimbo Comemorativo)

Cães guia são capazes, inclusive, de permitirem melhor socialização do seu dono e até mesmo aumentar a sua auto estima.

A palavra de ordem do cão guia é viabilizar a independência para o seu dono.

Como funciona o treinamento do cão guia ?

O cachorro é selecionado para ser cão guia a partir de sua genética e de seu comportamento nas primeiras fazes de sua vida.

Caso esteja apto ao treinamento, é iniciada a fase de socialização, onde o cão, com aproximadamente três meses de vida, é ensinado a conviver socialmente …

(Caderneta)

… e aprende os comandos básicos de obediência para o convívio em sociedade.

(Carimbo Comemorativo)

Essa primeira fase pode ser conduzida tanto pelo treinador do cão quanto por uma família voluntária, que se disponha a ficar com o cachorro até que ele complete um ano de vida, ensinando-o a conviver e, principalmente, fazendo com que o cão receba amor e carinho, para que ele se torne extremamente dócil.

Ao fim da primeira fase, é iniciado o treinamento mais específico, que dura cerca de sete meses.

(Franquia Mecânica)

O cão guia aprende a desviar de obstáculos, sentir o movimento do trânsito, identificar objetos, detectar a entrada e saída dos lugares, além de muitas outras coisas. Por fim, o cão guia e seu usuário passam a ser treinados para se tornarem um time.

Ao fim do treinamento, que dura de 16 a 21 meses, o cão guia é capaz de realmente guiar o seu dono em casa e na rua, permitindo que ele caminhe sem o risco de tropeçar em um buraco, um degrau, ou bata a cabeça em uma porta, além de evitar outros inúmeros riscos cotidianos.

Cão guia para deficientes físicos

Além de serem os “olhos atentos” para deficientes visuais, os cães guia também podem ser treinados para se tornarem os “braços e pernas” de pessoas com deficiência física.

O cão guia, nestes casos, é capaz de auxiliar seu dono a levantar-se da cama, preparar o café da manhã, abrir e fechar portas e até mesmo buscar o telefone, um travesseiro ou um cobertor caso o mesmo sofra algum acidente doméstico e eventualmente caia de sua cadeira de rodas.

(Carimbo Comemorativo)

Raças mais indicadas e a Cão Guia Brasil

No Brasil, é mais comum que se use labradores e golden retriever para o treinamento do cão guia, porém também pode-se fazer com pastor alemão, collie, boxer …

Mais do que a raça do cão, o que pesa mesmo para o seu treinamento é a personalidade do cachorro, que precisa ser sociável e dócil.

Entre nós, a Lei n.º 11.126, de 27 de junho de 2005 dispõe sobre o direito do portador de deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui