“L’Origine du monde” (A Origem do mundo) é uma pintura de autoria de Gustave Courbet (1819-1877), pioneiro do estilo realista francês, produzido no ano de 1866.

É um óleo sobre tela com as dimensões de 46 cm por 55 cm que mostra o sexo e o ventre de uma mulher espalhando as pernas, numa posição lasciva. O enquadramento foi feito nesta parte da anatomia feminina e o espectador não pode ver nada além das coxas e dos seios da modelo. A obra integra o acervo do Musée d’Orsay, sendo exibido lá desde 1995.

Em 2014, a obra foi cedida temporariamente para ser apresentada no Museu Courbet de Ornans (Doubs), local de nascimento do artista. Em razão deste evento a Société philatélique et cartophile de Besançon (SPB) pediu a “La Poste” para publicar 3000 exemplares de um selo personalizado (ID timbre) retratando tão somente a imagem da obra. “La Poste”, entretanto, julgou que seu assunto não era decente o suficiente para ser exibido em qualquer envelope”, segundo relato publicado em Le Figaro.

De acordo com a administração dos correios franceses, em manifestação proferida por ocasião do incidente, afirmou que não fez julgamento de valor para o trabalho de Courbet. Asseverou entretanto que, essa recusa é baseada na carta de vendas. É motivado por um desejo de não ofender a sensibilidade da audiência jovem, como pelo fato da imagem da tela violar a lei de Evin. Para Bernard Debrie, por sua vez, presidente da sociedade filatélica de Besançon, “A Origem do mundo é uma pintura reconhecida como principal trabalho de Courbet e é uma obra de arte mundialmente famosa, cuja imagem é transmitida em todos os lugares”. No entanto, Bernard Debrie “respeitou a decisão de La Poste” e o selo personalizado não veio a lume.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui