Cuscuz é uma iguaria culinária berbere, povo que habita o Magrebe, região do norte de África, consistindo basicamente num preparado de sêmola de cereais, onde destaca-se principalmente o trigo.

(Caderneta)

Tradicionalmente, a sêmola é amassada à mão com um pouco de água até se transformar em pequenos grãos que devem ser cozidos no vapor duma cuscuzeira e servidos com um molho que pode ter sido feito na parte inferior da cuscuzeira.

Na Tunísia, o cuscuz tem status de prato nacional, mas em Marrocos e Argélia é também muito apreciado.

O molho que acompanha o cuscuz pode ser um guisado constituído exclusivamente de vegetais, ou ter carne ou peixe (mormente nas zonas litorâneas). Na Tunísia, o cuscuz mais popular é preparado com carne de borrego (carneiro novo) e frutas secas, mas o mais famoso é feito com o estômago do borrego recheado com ervas aromáticas e outros temperos.

Em Marrocos, o mais popular é servido com um molho de sete vegetais, que é tradicionalmente servido às sextas-feiras, depois da oração do meio-dia (tradição muçulmana), enquanto que a receita mais doce, com amêndoas, cebola caramelizada e várias especiarias, é reservada para dias de festa.

O prato é também apreciado fora do mundo árabe, com destaque, para França, israel e Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui