Grigori Ivanovich Sciltian (em russo, Шилтьян, Григорий Иванович ) nasceu em 20 de agosto de 1900, em Nakhichevan-na-Donu e faleceu em 1º de abril de 1985, em Roma. Trata-se de um artista russo italiano de origem armênia, autor de numerosos trabalhos artísticos nos estilos cubofuturismo e neorrealismo.

(Grigori Ivanovich Sciltian)

Sua obra “O filatelista”, um óleo sobre tela, pintado em 1947, foi impressa na emissão cubana datada de 1968 (Catálogo Scott 1332), produzida para comemorar o dia do selo, que ilustra a chamada desta postagem.
Nesta obra de arte, onde se aprecia um hiper-realismo característico deste pintor, podemos observar uma visão bastante negativa do colecionador, quase em estado de obsessão compulsiva.
O quadro apresenta uma personagem totalmente abstraída por seu hobby, a filatelia, desconsiderando o mundo a sua volta, que parece não lhe interessar.
A casa onde o mesmo se encontra esta totalmente desordenada. O chão está completamente cheio de selos, catálogos e outros utensílios. O globo terrestre, por exemplo, que usa para classificar os selos, acabou caindo.
Antes de concluir, cabe lembrar que está não é a única pintura que retrata a figura do filatelista, noutra postagem referenciamos a obra “Le Philateliste“, igualmente um óleo sobre tela, de autoria do pintor suíço François-Emile Barraud.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui