Bernard Jiménez tem sido um dos filatelistas mais ativos tanto a nível nacional, como a nível internacional. Ele é membro da diretoria da Fédération Française des Associations Philatéliques (FFAP) desde o início dos anos 90, com responsabilidades particulares em assuntos internacionais e tem estado diretamente envolvido em todas as grandes exposições realizadas em seu país natal. Suas contribuições à filatelia na França e europeia foram reconhecidas com o prêmios:
✅ Mérite Philatélique Français (a mais alta distinção da filatelia francesa) e
✅ o Mérite Philatélique Européen (a mais alta distinção da Académie Européene de Philatélie).
Eleito membro da diretoria da FIP em 2006, Bernard participou como representante e coordenador de numerosas exposições internacionais. De 2016 até sua aposentadoria em 2022, foi vice-presidente da FIP. Um dos comentários mais repetidos sobre Bernard tem sido sua generosidade com os conselhos, seus conhecimentos e seu árduo trabalho. Ele sempre esteve disposto e foi capaz de ajudar a todos, desde o colecionador e expositor mais avançado até o principiante. Sem dúvida, para aqueles que estavam planejando e organizando uma exposição filatélica, ter Bernard como coordenador da FIP lhes dava acesso a um amplo conhecimento e uma abordagem positiva e amigável.

Suas funções administrativas não o impediram de se dedicar à pesquisa e à publicação. Numerosos artigos abordam seus interesses na filatelia temática, onde ele realizou exposições premiadas, como:
✅ “A abelha”,
✅ “A noite” e
✅ “Da pedra à joia”.
Uma coleção de história postal de “Escritórios de correios franceses na China” também obteve o Grande Prêmio na exposição nacional francesa. Seu interesse pela exploração e pelas viagens mundiais de Jean-François Galaup, conde de Lapérouse, levou Bernard a escrever um livro baseado nos arquivos e nas cartas escritas por Lapérouse. Este livro, “L’Expédition Lapérouse – Une Adventure Humaine et Scientifique Autour du Monde”, foi publicado em 2019 e reimpresso em 2021 com uma tiragem de 10.000 exemplares.
A participação de Bernard na FIP o levou naturalmente a fazer parte de numerosos júris internacionais em uma ampla gama de categorias. Ele é reconhecido como um dos juízes temáticos mais informados e sua atitude positiva é muito apreciada pelos expositores quando se trata de comentários sobre suas exibições.

(INDIPEX 2011: com o francês Bernard Jimenez no Seminário FIP)

ET.: Aqui no Blog noticiamos, noutros momentos, o recebimento desta honraria por parte dos filatelistas temáticos: José Ramón Moreno e Reinaldo Estevão de Macedo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui