Fundado em 2010, o Institute for Analytical Philately, Inc. é uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo patrocinar atividades de pesquisa técnica para melhorar o colecionismo filatélico. A IAP procura basicamente auxiliar os filatelistas a obter novos conhecimentos através da aplicação de métodos científicos rigorosos. A mesma parte da premissa, consoante lemos em sua webpage, de que um dos aspectos mais importantes da pesquisa é a disseminação de resultados, assim todos os filatelistas que receberem subsídios do IAP devem publicar suas descobertas em revistas de registro, tanto científicas quanto filatélicas, para dar-se ampla divulgação as descobertas.
De acordo com um comunicado de imprensa publicado no momento de sua fundação, numa tradução literal, lemos:
“O Instituto foi fundado por um grupo de filatelistas dedicados que, em suas “outras” vidas, são igualmente cientistas e pesquisadores.”
Em um interessante artigo, intitulado “Philately e DNA” da lavra de Robert M. Bell e Robert S. Blackett, que aparece publicado na edição de março de 2012 da American Philatelist, o Instituto de Filatelia Analítica é mencionado como possivelmente envolvido na pesquisa de como a análise de vestígios de DNA, presentes em selos e envelopes, que tiveram contato com a saliva humana (foram lambidos), podem revelar a identidade de pessoas não identificadas que morreram há muitos anos. O artigo pode ser lido na sequência:
No ano de 2012, mais precisamente, no mês de novembro daquele ano, o instituto organizou seu Primeiro Simpósio Internacional de Métodos Analíticos em Filatelia, evento que ocorreu no Smithsonian National Postal Museum, na cidade de Washington, DC.

Em 2015 o segundo evento foi realizado em Chicago. O “Terceiro Simpósio Internacional de Métodos Analíticos na Filatelia”, por sua vez, será realizado de 13 a 15 de outubro de 2017, nas instalações da “Royal Philatelic Society London”. O mesmo tem um interessante programa que pode ser consultado na íntegra, logo a seguir:
Da leitura do mesmo, temos a grata satisfação de termos um brasileiro dentre os palestrantes, refiro-me ao Coordenador dos Grupos de Estudos da Sociedade Philatelica Paulista (SPP), Dr. Fernando Silva Moreira dos Santos, que realizará uma palestra com o título: Non-destructive Analyses: Creating Standards for Imperial Brazilian Stamps from a Case Study of Cottens Essays.

Para que possamos entender um pouco sobre o que vai ser visto neste Simpósio, abaixo você pode assistir a palestra “Filatelia – Ensaios de Cottens” proferida pelo Dr. Fernando para SPP, que trata do mesmo tema objeto da sua manifestação no seminário. Eis:
Antes de concluirmos esta postagem cabe lembrar que a IAP mantém um website na rede, mais precisamente, no endereço:
http://analyticalphilately.org