Parece até história de pescador mas acredite ou não, existe de fato uma caixa de coleta de correio subaquático, localizado a 10 metros de profundidade na cidade costeira de Susami (すさみ町), Província de Wakayama, no Japão.

Essa inusitada caixa coletora foi considerada a mais profunda, não a única (Ver: Correio de Vanuatu e a agência postal subaquática), em funcionamento em todo a mundo, chegando a entrar no Guinness World Records, em 2002, como “Deepest Underwater Postbox”.

Esta caixa coletora foi instalada como forma de atrair turistas para a região e tornou-se popular entre os mergulhadores. São depositados anualmente entre 1.000 e 1.500 artigos de correio à prova d’água, a maioria esmagadora são de cartões postais.

Estes cartões postais (à prova d’água( são vendidos em uma loja de mergulho na região e são escritos com canetas especiais, com tinta à base de óleo. São recolhidos regulamente por um agente postal, que depois leva o material recolhido até a agência de correio local. Em seguida, os cartões são enviados aos destinatários, no prazo de uma semana, pelo método regular.
A ideia da caixa de correio subaquática foi proposta pelo carteiro da cidade Toshihiko Matsumoto, de 71 anos, para uma feira em 1999. O objetivo da feira era promover ideias para estimular o turismo da região, especialmente na área da rota de peregrinação de Kumano Kodo.
Como Susami não tinha nenhuma atração especial, até então, Matsumoto propôs colocar uma típica caixa postal vermelha no fundo do mar. Na verdade são duas caixas coletoras que são trocadas periodicamente, a cada seis meses, em um sistema de revesamento por causa da ferrugem. Quando ocorre a troca, a caixa coletora é trazida para a superfície e passa por reformas para que seja reutilizada, no próximo período.
Susami é conhecida por ser um local de grande beleza natural e ótima para mergulhos. Fica localizada cerca de duas horas da cidade de Wakayama, via trem expresso.
Curioso saber que a caixa coletora japonês ainda é usada atualmente, mesmo com toda a tecnologia de hoje e o flagrante declínio no hábito de enviar cartões postais. Por essa razão, essa caixa coletora torna-se ainda mais incomum e inusitada. Para que não paire dúvidas, vejamos um vídeo, publicado no canal “Great Big story”, sediado no Youtube, que aborda este peculiaridade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui