Apresentamos, nesta postagem, o livro “LAS SOBRECARGAS EN LOS SELLOS POSTALES” de autoria do argentino Eduardo Bengolea. Trata-se de uma interessante obra composta de 155 páginas ilustradas e com impressão colorida. O trabalho aborda as sobrecargas lançadas nos selos postais desde a criação da UPU. Analisa também os selos originariamente emitidos com funções não postais (fiscais, consulares ou municipais, por exemplo) que tiveram seu uso alterado por um sobrecarga lançada pela autoridade postal competente. Aborda ainda as sobrecargas que surgiram por ocasião do término da Segunda Guerra Mundial, bem como, aquelas que vieram a lume por ocasião do esfacelamento da União Soviética e a aparição de numerosos países independentes (destaque para experiência ucraniana).
![]() |
![]() |
Bengolea considera, basicamente, as sobrecargas como uma solução administrativa extrema. Na sequência, reproduzimos a introdução da obra:
NOTA: Este trabalho também é importante para os filatelistas temáticos. Não podemos perder de vista que existem muitas sobrecargas com elementos que podem ter correlação com nosso tema. Vejamos as imagens que seguem:
![]() |
![]() |