O livro, objeto desta postagem, versa sobre a memória filatélica tendo como centro os campos de concentração. O mesmo é fruto de um longo trabalho, mais de quatro anos de coleta, realizado por Michel Claverie, filho de Albert Claverie, deportado número 66213 do campo de Oranienburg-Sachsenhausen.
O autor chama a atenção do público pela originalidade de sua abordagem. É um dos poucos, talvez o único livro, ao menos no momento de sua publicação, a considerar a deportação sob o ângulo da filatelia. O holocausto, nesta interessante obra, é assim apresentado ao leitor através de uma centena de objetos filatélicos dedicados a lugares históricos e vítimas do nazismo, mais precisamente 70 anos de emissões postais todas tendo em comum, a deportação como tema central.
Os documentos filatélicos acabam arrastando o leitor a uma peregrinação nesses lamentáveis campos de extermínio nazistas (Auschwitz, Treblinka, Bergen Belsen, Ravensbrück, Buchenwald e Dora). Também é chocante mencionar os homens e as mulheres a quem os selos postais estão prestando tributo imortalizando-os postalmente falando. Terrível ainda as histórias que recordam o espanto das tropas aliadas descobrindo o espetáculo assustador dos campos de extermínio no momento da sua libertação.
É um trabalho importante, muito bem documentado. Em resumo, um belo trabalho de memória que deve ser lido e meditado, especialmente pelas gerações mais novas. A obra é produzida com o apoio da UNADIF e do Departamento de Memória, Patrimônio e Arquivos do Ministério da Defesa.
Editorial: Editions du Signe
I.S.B.N: 2746831287
Páginas: 162
Publicação:15/04/2014
Idioma: