A lista do Patrimônio Mundial da UNESCO inclui cinco sistemas de irrigação aflaj (localizados na área montanhosa do norte de Omã, perto de Nizwa, Izki e Al Rostaq) que representam cerca de 3.000 desses sistemas ainda em uso no Sultanato de Omã. O sistema pode ser encontrado em muitas partes do país, até mesmo, nas regiões limítrofes com os Emirados Árabes Unidos.
As origens deste sistema de irrigação podem remontar aos 500 DC, mas as evidências arqueológicas sugerem que os sistemas de irrigação existiram nesta área, extremamente árida, já em 2.500 a.C.
Aflaj, é o plural de falaj que, em árabe clássico significa dividir em partes e partilha equitativa de recursos escassos para garantir a sustentabilidade que permanece sendo a marca registrada deste sistema de irrigação. Usando a gravidade, a água é canalizada a partir de fontes subterrâneas ou nascentes para apoiar a agricultura e o uso doméstico, muitas vezes ao longo de muitos quilômetros.
A gestão justa e eficaz e partilha de água nas aldeias e cidades ainda é sustentada pela dependência mútua e valores comunais e orientada por observações astronômicas. Numerosas torres de vigia construídas para defender os sistemas de água fazem parte da propriedade listada refletindo a dependência histórica das comunidades no sistema aflaj.
Outros edifícios listados em associação com o aflaj são mesquitas, casas, relógios de sol e edifícios de leilão de água. Ameaçados pelo abaixamento do nível do lençol freático subterrâneo, o aflaj representa uma forma excepcionalmente bem preservada de uso da terra.