Uma nova série de selos postais será emitido, este mês, para marcar meio século desde que o mundo se reuniu pela primeira vez para discutir o uso pacífico do espaço sideral.
A Administração Postal das Nações Unidas (UNPA) vai lançar seis selos comemorativos imortalizando postalmente o 50º aniversário da primeira Conferência sobre Exploração e Usos Pacíficos do Espaço Exterior. A UNISPACE I, realizada em Viena, na Áustria, em 1968, reuniu 78 países para discutir os benefícios potenciais da exploração espacial para toda a humanidade.
Mais duas conferências seguiram-se: UNISPACE II e III, que foram realizadas em 1982 e 1999.
Os novos selos postais serão emitidos em 20 de junho próximo em Genebra, Nova York e Viena, coincidindo com a UNISPACE + 50, um segmento especial da 61ª sessão do Comitê das Nações Unidas para os Usos Pacíficos do Espaço Exterior (COPUOS), que realizar-se-á na Áustria.
Thanawat Amnajanan, chefe da UNPA, escreveu no Boletim Filatélico da administração postal:

“Tenho certeza de que todos vocês que colecionam selos com temática espacial ficarão intrigados com esses projetos impressionantes, que destacam as realizações da humanidade no espaço.”

Os seis selos, que serão emitidos em pares com valores faciais em dólares americanos, francos suíços e euros (moedas oficiais da UNPA), retratam imagens relacionadas a voos espaciais tripulados e tecnologia espacial, bem como, observação da Terra e exploração espacial. Cada selo tem dimensões de 35 por 50 mm, sendo emitidos em folhas com 20 exemplares.

Serão emitido ainda três blocos adicionais, incluindo uma com valor facial de US $ 1,15 mostrando Scott Kelly durante uma caminhada espacial fora da Estação Espacial Internacional; um bloco de CHF 2,00 mostrando o cometa 65P / Gunn como capturado pelo Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE) da NASA e por último, um bloco com valor de € 1,70 mostrando a borda leste dos Sundarbans em Bangladesh, tomada pelo satélite Sentinel-2A da Agência Espacial Europeia (ESA), em 2016.
Sem dúvida uma bela série fruto do trabalho do diretor de arte da UNPA, Sergio Baradat.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui