A palavra Exu significa esfera.
Exu é a figura mais conhecida e controversa do panteão iorubano, o mais humano dos orixás, senhor do princípio e da transformação.

Deus da terra e do universo; na verdade, Exu é a ordem, aquele que se multiplica e se transforma na unidade elementar da existência humana.
É o símbolo da fecundação e do desenvolvimento, sendo carinhosamente chamado de Compadre. É o Orixá da comunicação, isto é, o mensageiro entre o mundo material e o espiritual. Costuma trabalhar com as cargas mais densas policiando os planos astrais.

É o guardião da porta da rua, …
… do campo santo (cemitério) e …

… da encruzilhada, constituindo-se num verdadeiro protetor do astral.

É o fiscalizador do axé, das coisas que são feitas e do comportamento humano. Ele é que deve receber as oferendas em primeiro lugar afim de assegurar que tudo corra bem nos trabalhos religiosos e de garantir que sua função de mensageiro, seja plenamente realizada. Exu, na prática, nada mais é do que o bem e o mal que existe dentro de cada um de nós. Exu é o livre arbítrio. É também conhecido como: Esu, Eshu, Bará, Elegbá, Elegbara. No sincretismo religioso é para alguns, comumente associado, ao diabo cristão (no meu modo de ver, de forma errônea) ….

… ou a Santo Antônio (mais acertado).

No terreiros é homenageado, em geral, no dia de hoje, 13 de junho. (dia de Santo Antônio na tradição Cristã)
Dia: segunda-feira.
Cores: preto e vermelho
Símbolo: Ogó de forma fálica, falo ereto.
Elementos: terra e fogo.
Saudação: Laroié! Mojubá!
(Postagem atualizada em: 05/III/2023)