Os Assassinos do Cartão Postal (The Postcard Killings), livro de autoria de James Patterson e Liza Marklund, lançado em 2010, gira em torno de Jacob Kanon, um policial de Nova York, cuja vida fica destruída diante da morte de sua filha. A jovem foi brutalmente assassinada em Londres. Abalado, o agente fica determinado a caçar o criminoso responsável por tal ato terrível, ao mesmo tempo que tenta lidar com a dor de seu luto.
Sua jornada na Europa o leva a diversas mortes semelhantes que estão acontecendo em diferentes países (Paris, Copenhague, Berlim e Estocolmo).
Nele, o assassino recria obras de arte famosas com suas vítimas e sempre manda um cartão postal para o jornal local da cidade de cada nova vítima (a única pista), se exibindo de forma narcisista. Quando a repórter sueca Dessie Lombard recebe um postal, Kanon junta forças com a jornalista e ambos partem para o novo destino objetivando tentar capturar este misterioso serial killer, mas acabam se envolvendo numa série de eventos que culminará numa escolha impossível.
O livro foi adaptado para o cinema, em 2020, com o título “Postais Mortíferos”, numa produção com duração de 102 minutos, dirigido por Danis Tanovic, contando no elenco com a participação de Jeffrey Dean Morgan, Famke Janssen, Cush Jumbo e Joachim Król.