O primeiro selo lançado, que mostra um gato doméstico data de 1930. Ele é espanhol e tinha o valor de 1 Peseta (moeda espanhola na época). Retratava aviadores famosos do período. Este selo abaixo mostra Carlos Lindenberg em seu avião “Spirit of St Louis” e no canto do selo a sua gatinha preta Patsy, sentada vendo-o partir.
Nenhum outro selo com estampa de gatos foi lançado até 1952 quando a Holanda incluiu entre os seus selos anuais para o bem-estar infantil, desenhos de uma criança brincando com um gatinho.
Em 1956, a edição anual da Cruz Vermelha da França lançou um selo com um quadro chamado “Jovem Camponesa”, incluindo um pequeno gato espreitando debaixo de uma cama. Pinturas muitas vezes incluem um gato, mas, ao tamanho do carimbo, nem sempre são fáceis de detectar.
Entre 1959 e 1964 vários selos foram lançados com referencia aos Contos de Fadas, com gatos (João e Maria, a Bela Adormecida, O Gato de Botas e outros).
![]() |
![]() |
De 1964 em diante vários selos com imagens de gatos foram lançados pelo mundo afora, alguns representando as festas natalinas, dia dos namorados, outros gatos em estória em quadrinhos e por aí afora.
Abaixo selecionei alguns selos. Espero que tenham gostado desta breve estória sobre os felinos na filatelia.
(FONTE: http://aquisoentramgatos.blogspot.com.br/2009/10/os-gatos-na-filatelia.html, por Angelique)