1) Mamífero Alado: Os morcegos são pequenos mamíferos voadores que possuem os membros anteriores transformados em asas. Como todos os mamíferos, esses animais possuem o corpo coberto por pelos e alimentam seus filhotes com leite produzido nas glândulas mamárias das fêmeas.
2) Habitat: Há 1.100 espécies de morcegos existentes no mundo e no Brasil 138 espécies. Eles podem ser encontrados em quase todas as regiões do planeta Terra, com exceção das regiões mais frias, como os polos.

3) Ecolocalização: Os morcegos se orientam através da ecolocalização. Por viver em total escuridão, ele utiliza a ecolocalização para se orientar, conseguindo localizar obstáculos e também suas presas. Na ecolocalização, esse animal emite sons com frequências muito altas (incapazes de serem ouvidas pelo ser humano), que quando batem em algum obstáculo, voltam ao animal em forma de eco, e assim ele consegue se orientar e saber a que distância se encontra o obstáculo à sua frente.
4) Alimentação: Os morcegos tem hábitos alimentares muito variados, vejamos:

– Ao se alimentar, o morcego frugívoro ajuda na disseminação das sementes de árvores. Esse animal se alimenta somente de frutas; e com esses hábitos alimentares ele consegue espalhar as sementes das árvores, que, quando caem no chão, germinam e se tornam uma árvore. Dessa forma, esse morcego ajuda no reflorestamento, recuperando matas e florestas destruídas pelo homem. Há inúmeras espécies de plantas que dependem exclusivamente do morcego para espalhar suas sementes.
– O morcego insetívoro ajuda a controlar as populações de insetos. Esse animal se alimenta de insetos como besouros, grilos, baratas, gafanhotos, entre tantos outros, inclusive os que destroem lavouras. Dessa forma, ele consegue manter a população de insetos controlada.

– O morcego polinizador é um grande ajudante da natureza. São aqueles que têm sua dieta baseada no pólen e no néctar das flores. Eles são muito encontrados na região do cerrado, Amazônia e Mata Atlântica e são considerados benéficos ao homem, por propiciarem a polinização das flores, favorecendo a geração de frutos e, consequentemente, de descendentes.

– Existem espécies de morcegos onívoros, são os que tem uma alimentação bem diversificada, ou seja, os que se alimentam de pólen, frutas e insetos, pequenos peixes e até mesmo, folhas de plantas.
– Morcegos hematófagos, são os que se alimentam de sangue, sendo também conhecidos como morcego-vampiro. De todas as espécies de morcegos conhecidas, apenas três espécies são de morcego-vampiro, sendo que todas elas podem ser encontradas na América do Sul.
O morcego-vampiro se alimenta do sangue de vertebrados como gado e outros mamíferos. Esse morcego possui em sua saliva uma substância anticoagulante que impede que o sangue da vítima coagule, permitindo ao morcego se alimentar. Esse morcego é muito temido por criadores de gado e também pelos humanos, por ele ser um dos transmissores da raiva, doença grave que leva à morte.
5) Inspiração e lendas: O morcego é um animal cercado de lendas e histórias. É geralmente associado aos vampiros, que se notabilizaram no cinema, gerando inúmeras produções, tendo-os como personagem central do enredo.

Béla Lugosi, por sua vez, eternizou–se no papel do Conde Drácula. Este peculiar mamífero também inspirou a criação de Batman, o famoso herói de quadrinhos, séries e filmes.
6) ANEXOS: Juntamos, como complemento desta postagem, sete textos, onde poderemos ver muitas imagens de materiais filatélicos retratando morcegos, bem como, outras facetas deste fascinante animal. Eis:
★ Edital 27/2010 da ECT: Morcegos – Famílias que ocorrem no Brasil
★ American Bats Make A Postage Stamp Debut
★ Born Oct. 20: Bela Lugosi by Michael Baadke
★ Bats on Stamps around the Word by Wolf-Peter Friedrich, in Magazine Bats, spring 2014, volume 31, n. 1
★ Bats in the post by Elery Hamilton-Smith, The Biology and Conservation of Australasian Bats, edited by Bradley Law, Peggy Eby, Daniel Lunney and Lindy Lumsden. Royal Zoological Society of NSW, Mosman, NSW, Australia. 2011.
★ Batman Honored by U.S. Postal Service to Celebrate 75 Years of the Timeless Super Hero, 2014.
★ Les chauves-souris, Communiqué de Presse, Février 2013