Considerando a data de hoje vejamos o significado dos coelho e dos ovos como símbolos pascoais, a luz da filatelia:

✅ Ovos de Pascoa
O Ovo da Páscoa é um símbolo pascal, caracterizado, mais modernamente, por ser feito de chocolate e, normalmente, recheado com alguma surpresa.
Atualmente, costuma-se presentear amigos e familiares, principalmente as crianças, com ovos durante esta ocasião.

Do ponto de vista religioso, o ovo é considerado símbolo do nascimento e da vida.
A relação com a Páscoa, comemorada pelos cristãos, está a partir da Ressurreição de Jesus Cristo, que representa a esperança de uma nova vida para toda a humanidade.
Presentear as pessoas com ovos é um costume antigo, comum entre os povos que habitavam a região do Mediterrâneo, do Leste Europeu e do Oriente.

Durante as festividades realizadas com a chegada da Primavera, depois do Inverno, os ovos (de galinha) eram cozidos e pintados com desenhos que lembravam plantações e outras figuras relacionadas à colheita.
A esperança de fertilidade do solo e de abundantes colheitas eram representadas com a troca dos ovos coloridos.

A arte de pintar ovos e dá-los como presente também passou a ser um ato comum nas festividades cristãs, onde se desenhavam imagens de Jesus e de Maria, principalmente.
Com o passar do tempo, o ovo de chocolate entrou para as tradições do período das festas da Semana Santa.
Alguns autores acreditam que a tradição do ovo de chocolate surgiu depois do século XVIII, sendo uma invenção de confeiteiros franceses.
Outra teoria afirma que os ovos de Páscoa ficaram mais populares com a revolução da indústria do chocolate, que aconteceu na Inglaterra, em meados do século XIX.
Atualmente, muitas pessoas ainda têm o costume de colorir ovos da Páscoa e oferecê-los a pessoas importantes.

Alguns historiadores afirmam que o hábito de oferecer ovos de galinha pintados surgiu no Antigo Egito, na Pérsia e entre algumas tribos germânicas.
Em muitos países também existe a tradição de esconder ovos de Páscoa para as crianças procurarem.
✅ Coelhos de Pascoa
O Coelho da Páscoa é um dos símbolos pascais, utilizado por representar a fertilidade, o nascimento e a esperança da vida.
O coelho é um animal que se reproduz em grandes ninhadas. A sua relação com a Páscoa foi definida historicamente a partir da representação que este animal possuía para diversos povos antigos, como símbolo da esperança na renovação da vida.

Neste contexto, para os cristãos, o coelho seria, assim como os ovos, uma das representações da ressurreição de Jesus Cristo.

Alguns povos antigos relacionavam este animal com a chegada do fim do inverno e começo da primavera, como um simbolismo do “renascimento da vida”. Os coelhos eram os primeiros animais a abandonarem as suas tocas quando a primavera começava.
Em inglês, a expressão easter bunny significa “coelhinho da Páscoa”.
Os coelhos só passaram a representar um símbolo da Páscoa no Brasil no final do século XVII, trazidos pelos imigrantes alemães.

De acordo com a mitologia germânica, o coelho era um dos símbolos da deusa da fertilidade Ostara. A partir desta mesma lenda mítica, surgiu entre os alemães a tradição de entregar ovos (de galinha) pintados de várias cores para as crianças.
