O artesanato são as artes e as obras dos artesãos. Tratam-se de enumeras-se técnicas manuais utilizadas para produzir objetos feitos a partir de determinadas matérias-primas ou mediante justaposição de diversos itens. Um artesão, por sua vez, é a pessoa que realiza estes trabalhos manuais, sem recorrer a máquinas nem a processos produtivos automatizados. Desta feita, não existem, duas peças de artesanato exatamente iguais.

Os selos postais são tidos no senso comum, como verdadeiras obras de arte. Muitos artesãos, partindo deste ponto de vista, vão encontrar nos desenhos dos selos a matéria prima ideal para embelezar sua produção.
A decoupage, por exemplo, é a arte ou a técnica manual de cobrir uma superfície com recortes de jornais, revistas, papéis, dando a aparência de uma delicada incrustação. Ela pode adicionar um toque criativo e artístico para molduras, relógios, pequenos móveis, porta-retratos, bem como, louças. Para facilitar o trabalho, daqueles que se aventuram nesta técnica, existe no mercado mercado, todo uma gama de papéis ilustrados, impressos exclusivamente, para serem usados na sua elaboração. Dentre estes papéis temos muitos que trazem selos ou peças filatélicas na sua padronagem, não sendo necessário mutilar um selo real.

Eis alguns exemplos de obras artesanais, fruto do trabalho de artistas anônimos, coletadas na rede mundial de computadores, usando a decoupage com imagens filatélicas:
|
|
|
|
|
|
Como se vê, basta criatividade e bom gosto, para incluir os selos postais em diversos artigos, do nosso dia a dia, de forma artesanal!