As palavras cruzadas, tal como as conhecemos atualmente, foram inventadas pelo britânico Arthur Wynne (retratado no inteiro postal da Alemanha reproduzido na chamada desta postagem), responsável pela seção de entretenimento do jornal New York World. Incumbido de criar um novo jogo para a edição dominical do jornal, Wynne baseou-se em um brinquedo que conheceu nos seus tempos de criança e que tinha regras semelhantes a um passatempo popular na Roma Antiga, os laterculus.

Mas, ao invés de fornecer as palavras que seriam cruzadas, Wynne fornecia dicas para que os leitores descobrissem as palavras que seriam inseridas em um diagrama no formato de um losango.

(Grã Bretanha – 2003)

Jornais ingleses recusaram  o seu jogo, então ele ofereceu a invenção a um jornal americano.

(Selo com Carimbo Comemorativo)

A primeira grade, palavra cruzada, foi publicada em 21 de dezembro de 1913 no suplemento dominical “Fun” do “New York Workd” e teve sucesso imediato.

(Emissão Nevis 2013)

A Crossword Puzzle, como é denominado o passatempo pelos falantes do idioma inglesa, já foi retratada em um selo postal emitido pelos correios Americanos.

O Principado de Mônaco, por sua vez emitiu o selo abaixo, em 2013, nas dimensões de 40 x 31,77 mm, com gravura de Elsa Catelin e tiragem 50 mil exemplares, para comemorar o centenário deste famoso passatempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui