O Curdistão iraquiano, conhecido localmente como Região do Curdistão (em curdo: Herêmî Kurdistanî; em árabe: إقليم كردستان, transl. Iqlīm Kurdistān) ou Curdistão do Sul (curdo: باشووری کوردستان, Başûrî Kurdistan) é uma região federal autônoma do Iraque. A mesma faz fronteira com o Irã a leste, a Turquia a norte, a Síria a oeste e com o resto do Iraque ao sul. Sua capital é a cidade de Arbil (em curdo: Hewlêr).
No dia 07 de março último, o Papa Francisco foi recebido, na capital desta regisão, pelo arcebispo de Erbil dos caldeus, Dom Bashar Matti Warda, pelo arcebispo de Hadiab-Erbil dos sírios, Dom Nizar Semaan, pelo presidente e pelo primeiro-ministro da Região Autônoma do Curdistão Iraquiano, respectivamente Nechirvan Barzani e Masrour Barz, além de outras autoridades religiosas e civis da Região Autônoma.
Para marcar este fato, na seara filatélica, o Governo Regional do Curdistão do Iraque, emitiu o selo postal que ilustra a chamada desta postagem. A emissão inclui um mapa do grande Curdistão histórico junto com uma foto do Papa Francisco.