Pierre Béquet, nascido em 27 de outubro de 1932, em Versalhes, foi um desenhista e gravador francês de selos postais.

Ele criou mais de 700 projetos de selos para o serviço postal de seu país natal, bem como, para os correios de alguns países africanos francófonos recém-independentes.

Sua formação profissional foi obtida na École Estienne sob a orientação de René Cottet e, posteriormente, na École des Beaux-Arts de Paris com Robert Cami. Ele estudou, na sequência, com vários professores de gravura que haviam trabalhado com selos postais. Em 1960, foi agraciado com o Prêmio de Roma de gravura em talhe-doce.

Contratado pelo Bureau d’émission des timbres des pays d’outre-mer (BEPTOM), ente encarregado de fornecer selos para territórios ultramarinos e antigas colônias, gravou seu primeiro selo em 1961 para o Congo-Brazzaville. Em 1963, gravou a emissão “Combats d’éléphants de mer”, um selo para as Terras Austrais e Antárticas Francesas, onde continuou a trabalhar regularmente, mesmo durante sua aposentadoria.

Seu último selo, em homenagem ao administrador das TAAF, Roger Barberot, foi emitido em 2005.

Por outro lado, sua primeira criação para a França foi emitida em 1965, comemorando o “20º aniversário da Maison des jeunes et de la culture” (Casa da Juventude e da Cultura).
Em 1971, um projeto de sua autoria foi escolhido para representar a Marianne de uso comum. Ele também venceu o concurso para o selo do 50.º aniversário do apelo de 18 de junho, que apresentava Marianne, a cruz de Lorena e a bandeira da França.
Até os últimos anos de sua vida, apesar de doente, Pierre Béquet continuou a gravar para os serviços postais franceses.
Faleceu em 21 de dezembro de 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui