Na cidade de Gdynia, localizada no norte da Polônia, podemos encontrar um mural criado por Krzysztof Syruć (Proembrion), agora transformado em uma emissão postal.

No dia 28 de junho, o Poczta Polska homenageou o trabalho deste artista de rua emitindo o bloco comemorativo com valor facial de 10,00 zloty e tiragem de 90.000 exemplares, que ilustra a chamada desta postagem. A obra escolhida, “Atraktor” foi fotografada por Filip Bartnicki e transformada em um selo postal com a colaboração do designer Paweł Myszka.

Nascido em 1984 e graduado em Arquitetura pela Universidade de Tecnologia de Gdańsk, Syruć é um artista, criador de ilusões pictóricas de espaços abstratos baseados em descobertas no campo da matemática pura, da cor e da arte generativa em NFT (“token não fungível”). O especialista em arte de rua Marcin Rutkiewicz destaca o artista, mencionando seu interesse por estruturas arquitetônicas e formas urbanas que desafiam a percepção do observador. Em suas obras, ele utiliza figuras geométricas, estruturas generativas, referências ao biomorfismo e à biomimética. Ele é fascinado pela parametricidade, pela geração de novos modelos complexos para ver a matemática em sua forma pura e criar uma linguagem visual da natureza.