Os Correios de Portugal – CTT lançaram, no dia 25 de julho último, uma série composta de seis selos e de um bloco filatélico, para celebrar os 130 anos da primeira edição do romance “Os Maias”, de Eça de Queiroz.
Esta primeira edição, em dois volumes, desta obra clássica da literatura portuguesa, traça o retrato da vida lisboeta nos meados do século XIX, sendo lançada em 1888 pela Livraria Internacional de Ernesto Chardron, sediada na cidade do Porto, imagem que aparece no bloco filatélico recém emitido.
![]() |
![]() |
![]() |
Primeiramente, cabe lembrar que, José Maria de Eça de Queiroz (Póvoa de Varzim, 25 de novembro de 1845 — Neuilly-sur-Seine, 16 de agosto de 1900), que já foi imortalizado postalmente em diversos momentos, foi um dos mais importantes escritores portugueses da história e a obra, agora homenageada, um dos seus principais trabalhos.
Nos novos selos, por sua vez, podemos ver Carlos da Maia, a Condessa de Gouvarinho, João da Ega, Dâmaso Salcede, Maria Eduarda e Afonso da Maia, os personagens do livro homenageado.
Em declarações à TSF – Rádio de Notícias, Raul Moreira, diretor de filatelia dos CTT, explica antes do lançamento, que os personagens da obra de Eça de Queiroz foram reimaginados e ilustrados, para esta série. Afirma:
“Vai haver um Carlos da Maia com feições, um Afonso da Maia, uma Maria Eduarda, uma Condessa de Gouvarinho, um João da Ega e uma Dâmaso Salcedo – com expressões que são, evidentemente, inventadas, com trajes que terão por base aquilo que se usava na época neste estrato social.
Na sequencia podemos ouvir mais pormenores desta nova série postal ainda na narrativa Raul Moreira:
Foram lançados cerca de 150 mil selos de cada uma das seis personagens, com valor facial de 0,53€. É um trabalho de design gráfico de AF Atelier, contando com ilustrações de Luís Duran e com impressão dos Correios da Bélgica – Bpost.
Antes de concluir juntamos um artigo da lavra de Paulo Sá Machado com o título “EÇA DE QUEIROZ NO COLECIONISMO”: