Maria da Glória Joana Carlota Leopoldina da Cruz Francisca Xavier de Paula Isidora Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga nasceu no Rio de Janeiro aos 4 de abril de 1819, filha do rei Pedro IV de Portugal e da arquiduquesa Dona Leopoldina da Áustria, sendo apelidada de “a Educadora” e “a Boa Mãe”. Tinha apenas 7 anos quando o pai abdicou do trono de Portugal em seu favor.

D. Maria devia casar, logo que tivesse idade, com o tio D. Miguel, nomeado regente e lugar-tenente do reino em julho de 1826. Mas um levante absolutista liderado pelo regente, a 23 de Junho de 1828, levou-o a autoproclamar-se rei de Portugal. Começaram então as Guerras Liberais que se prolongam até 1834. Terminado conflito, em 24 de setembro de 1834, D. Maria II efetivamente assumiu o governo de Portugal, com 15 anos de idade. Teve um reinado conflituoso marcado não só pela guerra civil mas também por revoltas militares, como a dos Marechais, ou populares como a Maria da Fonte e a Patuleia.

Em 15 de novembro de 1853, treze horas após o início do trabalho de parto do natimorto infante D. Eugênio, o 11º filho, D. Maria II faleceu. Sucedeu-lhe no trono o filho mais velho, Pedro V.
A nova série, que ilustra a presente postagem, comemora o bicentenário de nascimento de D. Maria II, sendo composta por imagens do Brasil e de Portugal, reproduzindo peças dos acervos da Biblioteca Nacional, do Palácio da Ajuda, do Palácio Nacional de Mafra e do Museu de Lisboa. É um trabalho do Atelier Pendão e Prior, com impressão dos Correios da Bélgica – Bpost.

A Rainha D. Maria II, não podemos esquecer, encontra-se retratada nos primeiros selos postais portugueses, emitidos em 1853.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui