A celebração da Primeira Viagem de Circunavegação, iniciada em 1519 e concluída em 1522, é um reconhecimento e uma valorização da cultura de todos os povos. Segundo relatos históricos a tripulação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães (1480 – 1521) incluía marinheiros procedentes de mais de dez nacionalidades, ou seja, este feito histórico só foi possível graças ao esforço de cooperação internacional.
Objetivando imortalizar este feito, os Correios de Portugal, numa emissão conjunta com os Correios da Espanha, procuraram inspiração no espírito dos navegadores que partiram rumo ao desconhecido e, mais do que riquezas materiais, trouxeram o tesouro do encontro com novos povos, novos sabores e novas formas de arte, em suma, novas culturas. Uma descoberta mútua, que esta emissão filatélica tão bem ilustra.
A herança cultural e científica da primeira viagem de Circunavegação, liderada por Fernão de Magalhães e concluída por Juan Sebastián Elcano (1476 – 1526), e a sua relevância humanística mantêm-se plenamente atuais.
Esta emissão filatélica, lançada pelo CTT no dia 12 de setembro último, é composta por um bloco com um selo com o valor facial de 3,50 € e uma tiragem de 75.000 exemplares.
A emissão, em formato de mapa mundo, representa Fernão de Magalhães, a serviço do Rei Carlos I de Espanha. Mostra ainda a Nau Victoria, bem como, Elcano que concluiu a viagem chegando a Sevilha em 1522.
O bloco foi impresso em papel especial que se assemelha a pergaminho numa impressão que ficou a cargo da Cartor Security Printing, da França.
O design do bloco foi fruto do trabalho de Juan Antonio González, integrante da divisão de Filatelia dos Correios e Telégrafos da Espanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui