Os Correio de Portugal (CTT) lançaram no último dia 21 de julho, uma emissão filatélica dedicada ao Museu Fotográfico da Madeira – Atelier Vicente’s, instalado no antigo estúdio fotográfico de Vicente Gomes da Silva (1827-1906), que iniciou a sua atividade como retratista no ano de 1853, tendo adquirido o prédio, em1865 para construir o seu ‘Atelier Fotográfico’.
Esta emissão filatélica é composta por três selos com uma tiragem de 100.000 exemplares cada para envio nacional até 20g, envio para Europa até 20g e envio para o resto do mundo até 20g. É também composta por um bloco filatélico com um selo, no valor de 2,50 € e limitado a 35.000 exemplares. O design dos selos esteve a cargo de Túlio Coelho do Atelier Design&etc com impressão a cargo dos Correios da Bélgica – Bpost Philately & Stamps Printing.

O selo para envio nacional mostra o aspecto geral do estúdio situado na Rua da Carreira, no Funchal, um negativo de vidro em gelatina e sais de prata; uma máquina de atelier construída por Vicente Gomes da Silva Júnior em 1885, com quadro intermediário e lente Dallmeyer 3-B Nº 1 1 656 com adaptador para diafragmas; e uma máquina Fotográfica Voigtlander Bessa, datada de 1929 a 1956.

Já o selo para envio de correspondência para a Europa tem a escadaria de entrada para o atelier do Museu de Imagem da Madeira – Atelier Vicente’s em 2019, uma imagem digital; uma imagem de Vicente Gomes da Silva Júnior, um negativo de vidro em gelatina e sais de prata e uma máquina fotográfica Kodak n.º 3A Folding Autographic Special, de 1916.

Quanto ao selo para o resto do mundo, tem a entrada da Photographia Vicente, Rua da Carreira, Funchal (1913-1920), um negativo de vidro em gelatina e sais de prata; uma máquina fotográfica Polaroid Land Model 95 B, datada de 1957, um dos primeiros modelos de câmaras fotográficas a ser lançado pela Polaroid; e a máquina Fotográfica Rolleiflex E, datada de 1956.
O bloco filatélico, por sua vez, tem uma imagem digital do Atelier do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, de 2019, e uma máquina fotográfica Kodak n.º 2 Folding Autographic Brownie.MFM – AV – inv. 003 GRM.
Segundo os CTT, este museu é um ex-líbris da arquitetura dos ‘ateliers’ fotográficos do século XIX, que acolheu quatro gerações da Família Vicentes com a arte de fotografar. O imóvel onde está instalado o Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente ́s foi classificado como imóvel de ‘valor cultural regional’ pela Resolução n.º 78/91 de 24 de janeiro, com conversão efetuada pela Portaria n.º 34/2004 de 1 de março, de ‘Imóvel de Interesse Público’.

(Envelope de Primeiro Dia – FDC)

Em 03 de agosto de 2004 todo o ‘imóvel Vicentes’ foi adquirido pelo Governo da Região Autônoma da Madeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui