Os Correios de Portugal (CTT) contam atualmente com cerca de mil e oitocentas Agências de Correio, dos quais cerca de metade são coordenados pelas Freguesias Portuguesas (menor divisão administrativa existente em Portugal), mediante arranjo contido no âmbito de um protocolo assinado entre a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e o ente postal.

A emissão filatélica composta de quatro selos, que ilustra nossa postagem, foi lançada no dia 28 de abril. Nos novos selos podemos ver algumas imagens de ‘Postos de Correio’ que funcionavam em lojas de comércio local, com venda simples de selos e distribuição de correspondência, os denominados ‘Correios Assistentes’, que principiaram a funcionar com a criação do ofício de Correio-Mor do reino, em 1520.

A emissão tem trabalho de design gráfico de Hélder Soares, da Unidesign, baseado em imagens dos acervos da Fundação Portuguesa das Comunicações, e do arquivo digital da Direção de Comunicação dos CTT.

O trabalho de impressão, por sua vez, ficou a cargo dos Correios da Bélgica – Bpost Philately & Stamps Printing.

ET.: Agências postais funcionando em lojas do comércio local esteve contida, no Brasil, dentro do “Projeto de Integração Postal”, como podemos ver, na caderneta emitida pela ECT, que reproduzimos sequencialmente.

(Postagem atualizada em: 17/V/2023)
















