Referenciamos hoje, aqui no Blog, mais uma novidade filatélica dos Correios de Portugal (CTT), neste caso, porém, destinado ao Arquipélago de Madeira, porção insular do território português situado no oceano Atlântico. O tema abordado nesta série composta de três selos e um bloco comemorativo, lançada no último dia 08 de setembro, são as espécies endêmicas desta região.
Conforme podemos ler no edital, Madeira apresenta mais de sete mil espécies e subespécies de fungos, plantas e animais terrestres, sendo mil e duzentas destas endêmicas no dizer do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza.
Nestes novos selos podemos ver:

Osga-das-selvagens (Tarentola bischoffi) é um réptil escamado da família das osgas presente nas Ilhas Selvagens;

✅ o Caracol das Ilhas Desertas (Discula lyelliana) espécie terrestre endêmico nas ilhas que lhe emprestam o nome;

✅ a Lagartixa-da-madeira (Teira dugesii) é um pequeno lagarto pertencente à família Lacertidae, e
✅ a Tarântula-das-desertas (Hogna ingens), retratada no bloco comemorativo, com valor facial de 3 Euros, que ilustra a chamada desta postagem, é uma aranha-teia do gênero Hogna, pertencente à família das aranhas-lobo (Lycosidae), sendo listada como criticamente em perigo.
Esta emissão apresenta ilustrações do Professor Fernando Correia, biólogo especialista nesta área, sendo o designer gráfico realizado por Túlio Coelho, de Colmeia Design. A impressão, por sua vez, foi executada pelos Correios da Bélgica – Bpost Philately & Stamps Printing.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui