Em 1824, nas cercanias da cidade de Ílhavo, José Ferreira Pinto Basto deu vida à Fábrica de Porcelana de Vista Alegre, localizada na região central de Portugal. Mais do que a primeira fábrica do gênero na Península Ibérica, Vista Alegre se tornou um símbolo de tradição, qualidade e inovação, ostentando o título de empresa mais emblemática dentre as onze unidades industriais que compõe o grupo.
Sua produção anual de cerca de 10 milhões de peças, entre porcelana decorativa e doméstica, é prova de sua relevância ainda nos dias de hoje.
Para comemorar o bicentenário de fundação desta empresa, bem como, o empreendedorismo de seu fundador, um comerciante e empresário lusitano que foi também presidente da Associação Comercial de Lisboa, o Correio de Portugal (CTT) emitiu, no último dia 05 de fevereiro, a série composta por quatro selos que reproduzem peças decorativas do acervo desta fábrica, e um bloco comemorativo onde podemos ver a imagem da fachada do edifício principal e um retrato do seu fundador.
Os selos têm o valor facial para correspondência até 20 gramas destinadas ao correio nacional (N), correio azul nacional (A), para a Europa (E) e internacional (I).
O trabalho de design gráfico desta novidade ficou a cargo de Folk Design, com a impressão sendo realizada por Cartor Security Printing, sediada na França.
Vejamos, antes de concluirmos esta postagem, o edital (pagela como denominam os portugueses) desta primeira séria portuguesa de 2024:
















