Calouste Sarkis Gulbenkian (em armenio: Գալուստ Սարգիս Կիւլպէնկեան), nasceu em Üsküdar, no dia 23 de março de 1869. Foi um engenheiro do petróleo e empresário armênio otomano naturalizado britânico, muito ativo no setor petrolífero e um dos pioneiros no desenvolvimento deste segmento industrial no Oriente Médio. Foi igualmente um mecenas, tendo dado uma significativa contribuição para o desenvolvimento da cultura em terras lusitanas. O seu legado esteve na origem da constituição da Fundação Calouste Gulbenkian, constituída por ocasião do seu falecimento ocorrido em 20 de julho de 1955, na cidade de Lisboa.

Em disposição testamentária Gulbenkian deixou os seus bens para Portugal sob a forma de uma fundação, cujos estatutos foram aprovados em 18 de julho de 1956.
Este ano comemora-se portanto os 150 anos de nascimento de Gulbenkian e para marcar a data os Correios de Portugal – CTT, em uma emissão conjunta com Correios da Armênia – HayPost, emitiram os selos postais, que ilustram esta postagem, no dia de seu aniversário no que concerne Portugal e em 26 de março para a Armênia. Tomando por referencia a emissão portuguesa podemos ver o homenageado em um uma fotografia dos Arquivos Gulbenkian, datada de 1890, no selo de € 0,53, e em 1934 no Egito, retratada no selo com o valor facial de € 0,91. Os novos selos mostram ainda peças das coleções do Museu Gulbenkian. A nova série é fruto do trabalho de design do Atelier B2 Design, contando com impressão dos Correios da Bélgica – Bpost Philately & Stamps Printing.
Cabe lembrar que o homenageado já esteve no centro de outras emissões portuguesas, vejamos:
✅ 1965
✅ 2006