No ano 1889, a pintor Vincent van Gogh, produziu a natureza morta que ilustra a chamada desta postagem, conhecida por “Still Life with Drawing Board, Pipe, Onions and Sealing-Wax”, onde podemos ver uma carta com selos e marcas postais.

(Detalhe da Carta)

Martin Bailey, um dos principais estudiosos da obra do referido pintor holandês, em um artigo publicado no periódico britânico “The Art Newspaper”, observou que nesta missiva está presente o número “67”. O estudioso afirma que este é o número de uma agência dos correios localizada próxima ao apartamento onde residia Théo van Gogh, irmão do pintor, em “Place des Abbesses”.
A carta pintada também, segundo ele, teria uma marca dizendo “Feliz Ano Novo”, o que significaria que a mesma foi enviada a partir da segunda metade de dezembro. Bailey acredita que a missiva retratada na tela traria a notícia do noivado de Théo com Johanna Bonger – até porque uma carta recebida pela mãe do pintor no dia 21 de dezembro de 1888 pedia a esta (destinatária) permissão para o casamento e dizia que Vincent “seria a próxima pessoa a saber”.


ET.: Em agosto de 1888, não podemos esquecer, o renomado pintor produziu o quadro retratando o carteiro Roulin.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui