É no final do século 19 que aparecem os primeiros selos comemorativos no mundo. Em se tratando do tema Natal a primeira emissão será Canadense e veio a lume no dia 07 de dezembro de 1898. De cerca de 20 milhões de cópias impressas do primeiro selo natalino, a metade tem os oceanos nas cores azuis e a outra metade os tem nas tonalidades azul / verde. Mas existem outras variedades de cores. Este primeiro selo de Natal retrata um mapa que mostra o Império Britânico (os países da Commonwealth são coloridos em vermelho) na projeção de mercadores que ocupa a parte central do mapa. Lembre-se que em seu tempo, Gerardus Mercator foi o geógrafo mais notável e seu famoso mapa do mundo, publicado em 1569, forneceu aos navegadores de seu tempo uma definição perfeita de contornos da terra. Na porção inferior do mesmo está escrito “Xmas 1898″ e abaixo “Nós mantemos o maior Império que já existiu”. Este selo, que esta longe de ser uma raridade, foi objeto de uma controvérsia, porque as ilhas Malvinas (Ilhas Falkland em inglês) estão representadas em vermelho, embora tenham sido reivindicadas pela Argentina desde 1833.

Para comemorar o centenário deste primeiro selo natalino, o Canadian Post emitiu um selo comemorativo em 29 de maio de 1998, que é reproduzido acima. Sir William Mulock (Ministro Geral da Postagem de Canadá de 1896 a 1905) e idealizados do mesmo, aparece nesta emissão.
Cabe lembrar, antes de concluir esta postagem, que na França, será necessário esperar até 1952 por um selo emitido em favor da Cruz Vermelha para inaugurar os selos de Natal, naquele país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui