Os serviços postais pelo mundo afora tentaram inúmeras experiências, ao longo dos tempos, com o objetivo de gerar o aumento de receitas. O mais comum e recorrente foi a inclusão de propaganda nos selos postais. Este experimento foi feito pela primeira vez quase concomitantemente com a emissão do primeiro selo postal. Não podemos esquecer que o envelope Mulready foi emitido em conjunto com o Penny Black, e este primeiro inteiro já chamou a atenção de empresas privadas, no sentido de incluir propagandas em parte desta emissão. Essas inteiros, já com propagandas, foram então vendidas com descontos no valor do porte, nas agências postais, para pessoas dispostas a ter tal publicidade estampada em sua correspondência pessoal. Esta experiência foi objeto de um estudo intitulado Mulready Advertisements de autoria de Malcolm G. Lowe (1983, Hardcover).
No final do século XIX, a Nova Zelândia, por sua vez, como já abordamos noutra postagem, experimentou a colocação de anúncios impressos no verso de selos postais. Estes anúncios, entretanto, só podiam influenciar os compradores dos selos e somente até o momento que os mesmos fossem fixados no envelope. Desta feita tiveram sucesso limitado e esta alternativa, nunca foi repetida em nenhum outro local do mundo.
O maior sucesso, entretanto, em matéria de publicidade postal foi operacionalizada em diversos países do velho continente. A partir do início do século XX, a Alemanha, a França, a Bélgica, a Inglaterra, a Itália e a Dinamarca tiveram suas experiências nesta área. A Alemanha e suas colônias começaram a publicitar as folhas de selo na década de 1920, primeiro com publicidade na intercalação entre os painéis e, em seguida, na forma de se-tenant com os selos.
Os correios da França …
… Inglaterra, …
… e Bélgica logo seguiram o mesmo caminho, assim como, …
… a Dinamarca, com uma experiência, bem sucedida, que atrai muitos colecionadores.
A Itália, a seu turno, teve uma experiência curta e bastante mal sucedida, sendo que este país colocou rótulos publicitários na parte inferior dos selos.
Este tipo de material pode e deve ser incluído em nossas coleções temáticas, desde que tenha relação com nosso tema, vez que filatélicos e provenientes de autoridades postais no exercício regular das suas atividades.
Excelente as matérias Carlos, Parabéns !!!
Fico feliz que você tenha gostado! Isto é um grande incentivo para seguirmos adiante!