Recentemente, o amigo mexicano Pascual Ortega Galindo, que aparece na bela foto que ilustra a chamada desta postagem, ladeado de Gina (Costa Rica, 2013), apresentou, em sua página no Facebook, as mulheres que incentivaram a filatelia mexicana e nela apresentou Ana Georgina Ortiz Guerrero, como um ícone deste ramo do colecionismo, em seu país.
Não decorreu nem um mês desta publicação e fomos tomados de surpresa com a triste notícia, veiculada pela “Coleccionistas Filatélicos Unidos de México” (COFUMEX – reproduzida na sequência), de que nossa amiga, desencarnou no último dia 08 de agosto.
Gina, como gostava de ser chamada, foi advogada na seara profissional, atividade que exerceu por mais de 25 anos. Foi presidente da Associação de Filatelistas do México (ASOFIMEX), tendo herdado o gosto pelo hobby de sua família. Foi uma apaixonada pelo tema, seja na filatelia temática ou na classe aberta. Suas coleções tratavam de vários assuntos, dentre estes os magos, os anjos, o Caminho de Santiago e Quixote.
(Ana Georgina Ortiz Guerrero)
Sua paixão pela filatelia era algo digno de nota. Em postagem publicada no Blog da Comissão Temática da FIAF, assinada por Luiz Paulo Rodrigues Cunha, por ocasião do Congresso de Quito, podemos ler as seguintes palavras, proveniente de manifestação sua, reproduzida na matéria:
“en la filatelia he encontrado no solo un pasatiempo, sino una mina de conocimientos y amigos maravillosos en México y otros países”. (http://tematicafiaf.blogspot.com/2015/05/los-que-asistiran-al-ii-congreso.html)
(Costa Rica 2013: foto dos participantes do Congresso de Filatelia Temática)
Tivemos a grata oportunidade de compartilharmos, bons momentos filatélicos em companhia de Gina, no I e II Congresso de Filatelia Temática, eventos que ocorreram respectivamente, em 2013, na Costa Rica e em 2015, no Equador.
Com sua coleção de classe aberta intitulada Don Quijote y su Laberinto de Espejos, a mesma expôs, em Quito, na EXPOAFE, evento competitivo realizado por ocasião dos 150 anos do sesquicentenário da primeira edição postal equatoriana.
Antes de concluir esta postagem reproduzimos uma entrevista de Gina versando sobre sua paixão: os selos!
Adeus, ou como creio dentro de minha fé, até logo amiga!