Bugu-Ene é a Mãe Corça que salvou da morte um casal de crianças, transportando-as em seu dorso das margens do rio siberiano Yenisei (um dos principais da Ásia) ao lago Issyk-Kul (localizado na parte norte das montanhas Tian Shan). Posteriormente os resgatados, já na fase adulta, fundaram uma nova tribo chamada Bugu, a maior do Quirguistão, que no idioma local significa veado, cervo, corça, em homenagem aquela que os resgatou.

(Chinghiz Aitmatov – selo emitido em 2018)

Estas histórias míticas, cabe observar, foram amplamente difundidas nos romances do escritor quirguiz Chinghiz Aitmatov (Чыңгыз Айтматов – 1928-2008), também homenageado pela mesma autoridade postal, em 2018, um dos maiores expoentes da literatura do seu país, mantendo viva a cultura secular da região.

O Kyrgyz Express Post (KEP), segundo operador postal do Quirguistão, lançou no dia 30 de janeiro do corrente ano, o selo que ilustra nossa postagem de hoje. Trata-se de um trabalho artístico de Ivanka Costru que contou com o design gráfico de Daria Maiero. A impressão, por sua vez, ficou por conta da Nova Imprim, sediada na Moldávia.

(Envelope de Primeiro Dia – FDC)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui