Bugu-Ene é a Mãe Corça que salvou da morte um casal de crianças, transportando-as em seu dorso das margens do rio siberiano Yenisei (um dos principais da Ásia) ao lago Issyk-Kul (localizado na parte norte das montanhas Tian Shan). Posteriormente os resgatados, já na fase adulta, fundaram uma nova tribo chamada Bugu, a maior do Quirguistão, que no idioma local significa veado, cervo, corça, em homenagem aquela que os resgatou.

Estas histórias míticas, cabe observar, foram amplamente difundidas nos romances do escritor quirguiz Chinghiz Aitmatov (Чыңгыз Айтматов – 1928-2008), também homenageado pela mesma autoridade postal, em 2018, um dos maiores expoentes da literatura do seu país, mantendo viva a cultura secular da região.
O Kyrgyz Express Post (KEP), segundo operador postal do Quirguistão, lançou no dia 30 de janeiro do corrente ano, o selo que ilustra nossa postagem de hoje. Trata-se de um trabalho artístico de Ivanka Costru que contou com o design gráfico de Daria Maiero. A impressão, por sua vez, ficou por conta da Nova Imprim, sediada na Moldávia.
