Raoul Servais foi um cineasta, animador e quadrinista nascido em 1.º de maio de 1928, em Ostend, na Bélgica.
Servais tornou-se conhecido por suas animações surrealistas e experimentais, que muitas vezes abordaram temas como política, guerra e injustiça social.
Ele estudou na Real Academia de Belas Artes de Ghent e começou sua carreira como animador em 1955. Seu primeiro curta-metragem, “Chromophobia”, foi lançado em 1965 e recebeu reconhecimento internacional. Desde então, Servais produziu uma série de filmes premiados, graças ao seu cérebro criativo e as técnicas inovadoras, merecendo destaque:

✅ “Sirène” (1968),

✅ “Harpya” (1979),

✅ “Taxandria” (1994) e

✅ “Papillons de nuit” (1998).
Ele também foi conhecido por seu trabalho como professor na Escola Superior de Artes Visuais de Ghent, onde ensinou animação por mais de 30 anos. Ele foi um dos principais impulsionadores do cinema de animação em país natal e influenciou gerações de animadores.
O artista faleceu 17 de março de 2023, em Leffinge, Middelkerke, na Bélgica.

Para homenageá-lo o Bpost emitiu, no dia 12 de junho passado, um bloco comemorativo composto de cinco selos da classe “1” (cartas enviadas para a Europa), onde podemos ver cenas que destacam diferentes aspectos característicos da sua obra, detalhando o compromisso social, o sentido de experimentação e a inovação, bem como a diversidade nos estilos.
As imagens constantes dos selos, diagramadas por Gert Dooreman, referenciam as suas obras mais destacadas. Ao fundo, temos uma foto do homenageado envolvido em seu trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui