Emitido em 15 de fevereiro de 1980, o selo chinês dedicado ao Ano do Macaco (Golden Monkey Stamp, Gēngshēn Monkey ou 版猴票), com valor facial de 8f é fruto do trabalho do designer postal Shao Bolin com ilustração de Huang Yongyu.
Foi a primeira emissão do China Post referenciando o zodíaco chinês (edição comemorativa), desde o estabelecimento da República Popular da China, em 1949.

No crescente mercado de selos deste gigante asiático, todo mundo conhece e cobiça esta emissão. Em novembro de 2006, esses selos custavam apenas 275 libras (1410 reais), mas atualmente já são arrematados em leilões por mais de 2 mil libras (10.255 reais). Não chega a ser um selo apenas para milionários, mas o motivo dessa valorização é no mínimo curiosa. O selo é popular entre os colecionadores chineses por causa da cor vermelha e do número oito, referente ao seu valor facial. Tanto a cor quanto o número são símbolos considerados auspiciosos na cultura chinesa. Coincidentemente, foi emitido em 1980 com uma tiragem de 8 milhões de exemplares (pequena se considerarmos a população chinesa). A trinca do número 8 é considerada muito auspiciosa.
(Postagem atualizada em: 07/II/2023)