Nasceu em 13 de fevereiro na cidade do Rio de Janeiro, onde realizou seus estudos primário e secundário. Formou-se Oficial da Marinha de Guerra brasileira, em dezembro de 1955. Além da formação militar (Curso Superior de Guerra, em 1980), também graduou-se em Economia e Administração de Empresas.

Comandante MARINHO, como gostava de ser chamado, iniciou-se na Filatelia colecionando selos de barcos, navios, etc., certamente influenciado por sua carreira profissional na Marinha, onde chegou ao posto de Capitão de Mar e Guerra (Fuzileiro Naval). Aos poucos foi tomando gosto pelo hobby e, estudando com mais profundidade, começou a adquirir conhecimentos especializados em marcas postais marítimas, correspondências de navios de guerra, etc.
Foi, sem dúvida, um grande colecionador temático. Suas coleções receberam inúmeros prêmios em exposições nacionais, internacionais e mundiais (FIP). Ultimamente vinha se dedicando aos temas ‘terrorismo’, ‘insurgência’, etc., talvez se baseando no evento de ’11 de setembro’, nos Estados Unidos (2001).

Sua coleção THE GAME OF FOXES – ESPIONAGE AND INTELLIGENCE obteve vemeil grande (83 pontos + prêmio especial) na URUGUAY-2011, e vermeil FIP (80 e 83 pontos), respectivamente nas exposições AUSTRALIA-2013 e THAILAND-2013.

Uma outra coleção na mesma área, WARS WITHOUT LIMITS – TERRORISM AND INSURGENCY, foi premiada com medalha de vermeil FIP (81 pontos) na INDONESIA-2012. Também recebeu medalha de ouro grande (90 pontos + grande prêmio) na ITUZAINGÓ MERCOSUR-2012, realizada na Argentina.

Da mesma forma, premiada mundialmente, não podemos olvidar, foi sua coleção temática POSTAL NAVIGATION. Ela recebeu medalha de ouro FIP (93 pontos) na CHINA-2009, e medalhas de ouro grande FIP (respectivamente 96 e 95 pontos) nas exposições ESPAÑA-2000 e PORTUGAL-2008.
Nos últimos anos, MARINHO esteve presente em praticamente todas exposições filatélicas, tanto no Brasil como no exterior. Com seu estilo alegre e extrovertido, conseguiu fazer inúmeras amizades pelo mundo.
Foi jurado FEBRAF, FIAF e FIP, atuando nas classes de Filatelia Temática e Filatelia Juvenil, sendo um grande incentivador desta última (atuou como jurado FIP na BRASILIANA-2013). Também foi sócio do Clube Filatélico do Brasil (CFB), da American Philatelic Society (APS) e, mais recentemente, da Federação dos Filatelistas do Brasil (FEFIBRA).
Como estudioso da Filatelia, escreveu vários artigos nas suas áreas de pesquisa. Seu último trabalho para a revista A FILATELIA BRASILEIRA, publicada pela FEFIBRA, foi ‘Canal Marítimo de Suez – Serviços Postais’ (Revista N.º 16, Dezembro de 2011, páginas 49-57).
MARINHO era membro do Conselho Consultivo da FEBRAF, sendo eleito em 13 de abril de 2013.

Em janeiro de 2014, a FEBRAF o designou como jurado brasileiro (na classe de Filatelia Juvenil) para a exposição MALAYSIA-2014 (1 a 6 de dezembro). Mas o destino decidiu de forma diferente. FRANCISCO MARINHO faleceu em 31 de julho de 2014.
Na sequência, vejamos uma interessante entrevista pelo comandante ao Programa Viver em Brasília, para Mônica Nobrega, no ano de 2012. Vejamos:
(Biografia republicada nesta postagem com pequenas adaptações a partir de http://www.fefibra.org.br/textos.asp?id=445)