Os Correios da República Tcheca lançaram no dia 11 de novembro último, os dois selos que ilustram nossa postagem de hoje, que representam trabalhos de artistas contemporâneos.
Na emissão com valor facial de 40 kc temos uma obra de Josef Viletal (1940-1986) que nasceu em Brno e formou-se na Academia de Artes, Arquitectura e Design de Praga. Trabalhou nas artes gráficas para o teatro e cinema, tendo sido premiado com a Placa de Prata no Festival Internacional de Cinema de Chicago. O selo mostra a pintura “Tápající” (tateando) de 1985, que pertence a uma coleção particular.
O outro selo, com valor facial de 33 Kc, por sua vez, mostra a obra de pintura “Skok” (salto) de 1931, do artista Grigory Alexeyevich Musatov (1889-1941), pintor checo de origem russa, cujo pai também era pintor de ícones. Estudou nas Academias de Arte de Moscou e Kiev, e deixou a Rússia durante a guerra civil. A obra aqui representada faz parte do acervo da Galeria Morávia de Brno.
O trabalho de design gráfico desta série ficou a cargo de Kamil Knotek e a impressão por conta da Printing House Hradistko Ltd.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui