Em 20 de janeiro de 2023, o Česká pošta emitiu o selo postal que aparece nesta postagem, em homenagem ao artista gráfico e designer de selos postais Vladimír Suchánek.
O homenageado nasceu em 12 de fevereiro de 1933 em Nové Město nad Metují. De 1952 a 1954 estudou na Charles University de Praga com os professores Bouda, Lidický e Salcman, mas desistiu. Ele acabou colando grau na Universidade Pedagógica, em 1954 e posteriormente, frequentou a Academia de Belas Artes de Praga de 1954 a 1960, onde se especializou em artes gráficas com o professor Silovský.
Na década de 1960, integrou, na condição de membro, a Grafičanka junto com outros designers de selos.

Dentre seu extenso trabalho, merece destaque, os diversos desenhos de selos que elaborou a pedido dos correios checos.

Foi responsável, em especial, pelo produção de uma emissão conjunta, em 1997, lançada para comemorando o 1000.º aniversário da morte de Santo Adalberto. O desenho filatélico que produziu foi lançado, naquele ano, em selos emitidos pela República Tcheca, Hungria, Alemanha, Polônia e Cidade do Vaticano.
Suchánek foi também membro da HOLLAR, a Associação de Artistas Gráficos Tchecos. Desde 1995, ele atuou como presidente desta entidade. Em 1997, foi nomeado membro da Academia Europeia de Ciências e Artes, com sede em Viena. Em 2006, foi premiado com uma condecoração de estado – uma medalha por serviços prestados à arte.
Faleceu em 25 de janeiro de 2021.

A homenagem filatélica a Vladimír Suchánek foi desenhada por Eva Hašková, com tiragem de 750.000 exemplares, objetivando custear uma Carta Ordinária Padrão, até 50 g, no serviço econômico doméstico.

Foi produzido também uma caderneta, contendo oito cópias do selo, bem como, um envelope de primeiro dia (FDC), como podemos ver.
















