Uma nova série de selos foi lançado pelo Royal Mail, no último dia 24 de novembro, para marcar os 100 anos desde a histórica descoberta da tumba do faraó Tutankamon, que já foi objeto de outra postagem publicada aqui no Blog.

O Royal Mail lançou oito selos (sendo dois selos de segunda classe, dois de primeira classe, dois de £ 1,85 e dois de £ 2,55) que incluem representações de uma seleção de alguns dos artefatos mais significativos e bem preservados encontrados na tumba do faraó, incluindo leques, um pingente de falcão e a máscara de Tutankamon.

O “trono de ouro”, talvez o item mais importante entre todo o conteúdo do túmulo, também é destaque.

Os artefatos, do Grande Museu Egípcio, foram clicados pelo renomado fotógrafo profissional de arte e arquitetura Araldo De Luca.

Uma mini folha contém ainda quatro selos adicionais que capturam a descoberta da Tumba de Tutancâmon por meio de uma seleção de fotografias tiradas por Harry Burton, um dos pioneiros da fotografia arqueológica.

O Royal Mail trabalhou com egiptólogos do Griffith Institute – o centro de egiptologia da Universidade de Oxford – na concepção deste selos.

David Gold, um dos diretores da autoridade postal inglesa, disse que:

“A descoberta da tumba de Tutancâmon pelo arqueólogo britânico Howard Carter inspirou gerações de pessoas em todo o mundo.”

Arrematando que:
“Isso moldou a compreensão dos historiadores sobre a religião, os rituais e a cultura do antigo Egito até hoje. Estamos muito satisfeitos por termos esta oportunidade de marcar o centenário desse momento nestes belos selos.”
Esta novidade é um trabalho de Andy Altmann sendo impressa pela Cartor Security Printers.