Os brinquedos Dymkovo são um dos mais antigos artesanatos folclóricos produzidos em cerâmica. Eles surgiram há mais de 400 anos no assentamento de Dymkovo (atualmente, um dos distritos da cidade de Kirov). Essas figuras coloridas e engraçadas, como se fossem pintadas pela mão de uma criança, tornaram-se um símbolo reconhecível da cultura nacional russa.

A aparência desses brinquedos está associada ao feriado da primavera Svistunya (Menina Sopradora), para o qual a população feminina moldava apitos de barro. Os temas mais comuns eram babás com crianças, meninas carregadoras de água, carneiros com chifres dourados, perus, galos, renas, jovens, skomorokhs (artistas de rua) e barinas (nobres). Tradicionalmente, para criar um brinquedo, utilizava-se a argila vermelha brilhante de Vyatka, que era misturada com areia de rio fina e marrom. Depois disso, era seca e queimada em um forno. O aspecto festivo era criado pela pintura de padrões em um fundo branco calcário na forma de ornamentos geométricos baseados em várias esquemas composicionais: quadrados, listras, círculos, pontos, com uma paleta de cores contrastantes de vermelho, amarelo, azul e verde.

(Máximo Postal)

Nos velhos tempos, os brinquedos eram pintados com cores de têmpera misturadas com ovos e kvass, usando gravetos e penas em vez de pincéis. Em seguida, eram cobertos com ovo batido, o que conferia brilho e vivacidade às cores desbotadas. Hoje, são utilizados corantes de anilina e pincéis macios para a pintura. A decoração do brinquedo é finalizada com pedaços de mosaico de ouro ou folhas de ouro coladas sobre o padrão.

(Envelope de Primeiro Dia – FDC)

O selo, com valor facial de 22 rublos, mostra uma composição de vários personagens tradicionais dos brinquedos Dymkovo. Trata-se de um trabalho de designer do artista Yeghiazaryan emitido, pelo Почта России, em 03 de setembro recém passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui