Em novembro de 1979, com o objetivo de reafirmar a unidade substancial do povo de San Marino, que havia sido afetado por um importante fenômeno migratório, foi instituída a “Consulta dei cittadini sammarinesi all’estero” (Consulta dos cidadãos samarineses no exterior). Este instrumento permitiria, ao longo dos anos, uma participação mais ativa na vida do país por parte desses cidadãos e garantiria uma conexão com as autoridades públicas em relação às suas necessidades. Simultaneamente, no mesmo ano, foi assegurado o reconhecimento jurídico das comunidades samarinesas no exterior, algumas das quais remontam ao período anterior à Segunda Guerra Mundial.
O selo, que aqui reproduzimos, emitido para imortalizar postalmente esta consulta estatal representa dois mundos que se sobrepõem, duas cidadanias que se relacionam (a do local e daquele que vive no exterior); a cor e o traço tornam o encontro mais suave e humano.

Este novo selo postal, emitido pelo Poste San Marino, em 26 de setembro próximo passado, tem valor facial de 1,30 euros, sendo apresentado em folhas compostas por 12 exemplares. A sua impressão, por sua vez, foi realizada por Cartor Security Printing.