Os Jogos Olímpicos de Verão de 1956 ou XVI Jogos Olímpicos ocorreram no Melbourne Cricket Ground, na cidade de Melbourne, Austrália, entre os dias 22 de novembro a 8 de dezembro. Tendo este motivo como norte os correios da República Dominicana emitiram, em 1957, uma séria de selos para comemorar o espírito olímpico.

Na primeira emissão o exemplar com valor facial de 3 centavos mostra o corredor coreano Sohn Kee-Chung. Este atleta, mais precisamente um maratonista, passou à história e galeria da fama ao vencer a maratona dos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936 representando o Japão – que desde 1910 ocupava militar e politicamente a Coreia (o seu nome japonês era Kitei Son).
Sohn, então recordista mundial da prova e obrigado a competir pelos japoneses, passou o tempo todo dos Jogos a explicar pacientemente aos jornalistas que o seu país era uma nação independente ocupada, sem medo de represálias, pois os japoneses estavam mais interessados na sua vitória do que na diplomacia. Constrangido, após vencer a maratona, recebeu a sua medalha de ouro no pódio olímpico ouvindo o hino nacional japonês sob o hasteamento da bandeira do sol nascente, olhando para o chão.
Apenas em 1990, o Comitê Olímpico Internacional reconheceu oficialmente a nacionalidade correta do maratonista.
Em 1988, nos Jogos de Seul, Sohn Kee-Chung, um dos maiores heróis olímpicos da história – obrigado que foi a correr pelo Japão cinquenta e dois anos antes – do alto da dignidade dos seus cabelos brancos e 76 anos de idade, entrou no Estádio Olímpico de Seul carregando a tocha olímpica, com seu próprio nome e com as cores de sua verdadeira pátria, sob uma das maiores ovações já ouvidas na história dos Jogos Olímpicos.
Cabe lembrar que, no momento da emissão do selo dominicano, que ilustra esta postagem, a situação política local já havia se alterado e a península coreano não era mais controlada pelo Japão, retornado seu país a condição de nação independente. O selo postal em tela entretanto manteve o erro histórico e é ilustrado, como se vê, com a bandeira japonesa e a não coreana.

(Franquia Mecânica)

Certo que outras peças filatélicas foram emitidas localmente e restabeleceram a  verdade!

(Franquia Mecânica)

O fato é que o selo em tela é quase um clássico, sendo sempre referenciado, em artigos ou por palestrantes, quando se aponta erros na concepção do desenho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui