O correio de Portugal (CTT) emitiu, em 28 de novembro de 2007, com a marca da corticeira portuguesa Amorim, o primeiro selo de cortiça do mundo, numa edição com tiragem de 230 mil exemplares e valor facial de 1 euro. Este selo postal foi desenhado pelo artista João Machado e presta homenagem ao sector corticeiro português, que colocou Portugal na liderança mundial da produção e exportação de cortiça.
É um selo muito bonito, que homenageia em simultâneo quer a cortiça quer o sobreiro e o papel que o montado tem representado para fins ambientais em Portugal“, destacou o presidente do CTT, Luís Nazaré, na cerimônia de lançamento do mesmo.

O presidente dos CTT sublinhou, ainda, naquela mesma cerimônia, que, sendo uma estreia a nível mundial, não foi fácil produzir este selo de cortiça, em que cada exemplar é uma peça única. Textualmente disse ainda o presidente da empresa postal lusitana: “Tivemos de encontrar um material especialmente fino, que aguentasse a impressão, não se degradasse rapidamente e que pudesse ter no verso uma fita autoadesiva“.
Posteriormente, em 2011, agora para comemorar o ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS, Portugal emitiu um inteiro postal, com desenho de autoria do mesmo designer, dimensão de 150x105mm e tiragem de 20000 exemplares igualmente todo impresso em cortiça.

Anexo a esta postagem um texto em pdf, sobre a cortiça: o que é e seu papel na vida portuguesa.

 

OBS.: Em 2009 o Equador emitiu igualmente um selo de cortiça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui