O selo emitido pelo Vaticano, que ilustra a chamada desta postagem, produzido para divulgar as Jornadas Mundiais da Juventude, que serão realizadas em Lisboa (Portugal), no ano em curso, consoante já publicamos por aqui, causou grande polêmica, em terras lusitanas, e acabou sendo retirado de circulação, pela autoridade postal emitente, horas depois de ser lançado.
O ato de retirada de circulação de forma tão rápida, situação pouco comum, tornou a emissão um objeto marcado pela raridade, vez que, apenas, poucos exemplares foram efetivamente comercializados nas exíguas horas que, o referido selo, esteve disponível.

Numa rápida busca na internet encontramos exemplares sendo vendidos por somas que variam de 450 a 700 euros. Considerando que o valor facial desta peça filatélica era de 3,10 euros, tais preços representam algo em torno de 225 vezes o montante originário. Uma variação digna de nota para um selo contemporâneo, emitido no último dia 16 de maio.

Lembramos, em matéria de raridades modernas, de um selo não emitido (mas que alguns exemplares chegaram ao mercado) pelo Deutsche Bundespost, no ano de 2001, que acabou atingindo cifras estratosféricas, no comercio especializado, consoante outra postagem publicada aqui no Blog.